sem acentos

Exposição memória do gás - museu da energia

A exposição Memória do gás acontece no bairro do Brás, em são Paulo. O evento conta com paineis, vídeos e maquetes contando a evolução do gás desde o século 19.

A Exposição Memória do Gás preserva a história do gás em São Paulo, fonte de energia que desencadeou a modernização dos processos de produção industrial e de grandes transformações culturais e sociais na cidade.

A partir de um acervo composto por documentos, imagens, objetos e construções arquitetônicas, a Exposição abrange temas relacionados com a História, a Memória, a Cultura e o Meio Ambiente, ao longo dos séculos XIX, XX e XXI.


Um dos destaques da mostra é o lustre a gás trazido da Inglaterra e o primeiro modelo de fogão a gás que vinha com um curso de como usá-lo. Foi quando as donas de casa começaram a abandonar seus fogões à lenha o substituindo pelo moderníssimo fogão a gás.

Texto completo...

Após reunir mais de 6 mil visitantes, projeto de resgate histórico e da importância do gás para o desenvolvimento de São Paulo, apresenta novidades

Um local que reúne, desde uma maquete holográfica sobre a atividade do "Vagalume", que acendia os 700 lampiões a gás que iluminavam a São Paulo de 1877, na época com pouco mais de 31 mil habitantes, até as pesquisas das potencialidades do gás natural para geração de energia.
A exposição está localizada no bairro do Brás, dentro do Complexo da Figueira espaço tombado pelo Condephaat, e traça por meio de painéis, fotos, vídeos e maquetes, um paralelo entre a cidade de São Paulo e a evolução do uso do gás.

Assim, a Exposição Memória do Gás vem preservando e divulgando a história do gás em São Paulo, fonte de energia que desencadeou a modernização dos processos de produção industrial e de grandes transformações culturais e sociais na cidade. A partir de um acervo composto por documentos, imagens, objetos e construções arquitetônicas, a Exposição abrange temas relacionados com a História, a Memória, a Cultura e o Meio Ambiente, ao longo dos séculos XIX, XX e XXI.

A partir das pesquisas e estudos cotidianos, a Exposição apresenta novidades, com o objetivo de evidenciar alguns temas que o público manifesta grande interesse. Entre as novidades, duas maquetes da década de 80 apresentam diferentes propostas de revitalização e uso do Complexo do Gasômetro para o futuro. Os visitantes podem analisar a ocupação do espaço, os conceitos por trás dos projetos e as mudanças efetivamente sofridas por este patrimônio preservado e restaurado.

O visitante tem acesso ao acervo industrial da The Sao Paulo Gaz Company, na sala Casa dos Compressores, compreendendo o processo de fabricação do gás, suas cadeias produtivas e os profissionais que atuavam na época. Na área de Usos do Gás, a exposição demonstra as diversas utilidades e aplicações do gás natural nas casas e empresas. E no Laboratório de Cogeração mostra as potencialidades do gás natural para geração de energia e pesquisas recentes realizadas.

Todo este acervo foi organizado, com iniciativa da Comgás e coordenação técnica da Fundação Energia e Saneamento. O setor energético do gás foi essencial para o desenvolvimento industrial que se instalou em São Paulo, auxiliando a população a se desenvolver, com acesso à energia, transporte e industrialização, proporcionando melhor qualidade de vida no passado e no presente. O setor constituiu, ao longo dos últimos 138 anos, um valioso patrimônio histórico muito útil para a compreensão das transformações urbanas, da mudança nos usos e costumes e, principalmente, para a importância da preservação do meio-ambiente, especialmente nas cidades.


Evento: Exposição Memória do Gás
Onde: Complexo do Gasômetro
Quando: 15 de setembro de 2010
Para visitas acompanhadas, com duração de 2 horas, agendamento para 4ª, 5ª e 6ª das 9h às 14h30
Tel: (11) 3333-5600 - ramal 211
Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos
Entrada Franca
E-mail: memoriadogas@energiaesaneamento.org.br
Informações: www.museudaenergia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!