sem acentos

Primeiras fantasias de Carnaval - Bom domingo e boa semana

O bom domingo e boa semana de hoje caiu no meio do Carnaval e por isso, a homenagem às primeiras fantasias utilizadas nos carnavais brasileiros.

As fantasias de Carnaval no Brasil, começaram a ser usadas no final do século XIX e eram inspiradas nos bailes de máscara do Carnaval parisiense. Na época as fantasias mais utilizadas eram as de Arlequim, Colombina e Pierrot, os quais eram personagens da commedia dell'arte, de origem italiana.


A fantasia de Arlequim é composta por calça e blusa de manga comprida, ambos repletos de losangos coloridos. Uma máscara e uma sapatilha preta completam o visual.

No Brasil, o arlequim ganhou ares de bobo da corte, então algumas fantasias de arlequim levam o chapéu de pontas típico de bobo da corte.


Bobo da Corte

O Pierrot é o palhaço triste que chora pelo amor da Colombina, que o abandona pelo Arlequim. A fantasia de Pierrot é tradicionalmente branca com botões pretos. O babado da camisa é todo branco. O rosto pintado de branco, com lágrimas pintadas de preto, caracterizando sua tristeza.

Pierrot

A fantasia de Colombina original era um vestido branco (ou rosado) de baile, porém simples, pois a personagem Colombina era uma serviçal. As fantasias atuais retratam uma colombina com um traje feminino branco parecido com o do Pierrot e com losangos pretos nas saias. Na verdade um nisto de Pierrot e Arlequim. Eu particularmente, prefiro o vestido original.

colombina tradicional

OBS.: Todas as imagens vieram do Google Images. Sabendo sua origem favor informar em comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!