sem acentos

Velha Bahia e a sustentabilidade em seus produtos

Mesa Dois Irmãos - Velha Bahia

Quando escrevo sobre móveis, objetos de decoração e tecidos ecológicos tenho um triplo prazer, se é que posso chamar assim, pois gosto de escrever, de publicar fotos de peças bonitas e de publicar tudo o que se relaciona com as novas e tão bem-vindas palavras e expressões: eco-friendly, ecologicamente correto, sustentabilidade, eco-sustentável e social design. As quais ou são sinônimos ou guardam tênues diferenças entre si. Todos esses posts estão relacionados na categoria Eco Design.

Já "falei" em outro post sobre os móveis da loja Velha Bahia e sobre a inauguração de sua loja mais recente em Niterói (RJ). Agora vou mostrar alguns de seus produtos ecológicos e lindos, nas próprias palavras da empresa:

A sustentabilidade está em alta no mercado moveleiro

Há muito tempo a palavra sustentabilidade passou a fazer parte do nosso cotidiano de uma maneira forte e urgente. Foi só o planeta começar a apresentar sintomas de falência que o tema virou foco das mídias e das grandes empresas, que passaram a aderir muito mais hábitos responsáveis. A utilização de material reciclado deixou de ser apenas uma tendência, e passou a ser sinal de conscientização e responsabilidade.

A necessidade de material alternativo somado a criatividade do brasileiro (e como somos criativos e originais - no sangue!), resultou em muitas inovações em diversos segmentos.

No mercado de decoração, a sustentabilidade está representada na escolha da matéria-prima e em sistemas de produção que não coloquem em risco a saúde do planeta. Ou seja, móveis criados com madeiras certificadas (os produtores se comprometem a replantar o que for extraído), madeiras de demolição ( removidas de prédios que já seriam demolidos), reflorestamento, além lonas de caminhão, garrafas pet, sistemas de produção que utilizam um aproveitamento racional de água e eletricidade e muitas outras alternativas que não denigrem o meio ambiente.



Existem algumas empresas que fazem muito bem este árduo trabalho na escolha e manutenção de produtos responsáveis. Este é o caso da Velha Bahia. Os produtos da loja carioca vêm ganhando destaque na mídia (capa dos 2 últimos cadernos Morar Bem do O Globo) devido a utilização de diversas alternativas que minimizam o impacto ambiental como, por exemplo, a madeira de demolição, manejo florestal, PET, lonas recicladas, entre outros.

A Velha Bahia é uma dessas empresas, veja o que diz o sócio da empresa, Rodrigo Perroni.:

“A Velha Bahia iniciou este processo lá atrás, em meados da década de 80, lançando no mercado a madeira de demolição. Hoje em dia o impacto ambiental é um parâmetro importante na hora de decidir se o produto entra ou não na nossa linha”.

Puff Rosenbaum

O Puff Rosenbaum (foto acima), criado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, é um produto Velha Bahia a ganhar destaque na Capa do caderno Morar bem do O Globo. Em formato que lembra os coloridos balões de São João, ele tem estrutura de alumínio e é revestido por uma espécie de corda feita com garrafas PET recicladas coloridas.

Tronco roliço

Tronco roliço

Linha vinhática, madeira de manejo florestal.
Somente dos indivíduos que já completaram seu ciclo de vida e deixaram descendentes são retirados. Desta forma a floresta pode se regenerar sem perder sua biodiversidade


Mesa Jantar triângulo

Faz parte da linha de móveis executados em madeira de Demolição.



Banqueta Malu Corda Cor

Base em estrutura de alumínio, forrado artesanalmente com CORDA ECOLÓGICA, mais conhecida como CORDA PET – feitas de GARRAFAS DE REFRIGERANTES.
O PET parece frágil, mas é de difícil degradação. Por esse motivo, deu-se a reciclagem.
Grande resistência, além de ter baixa elasticidade. É um dos melhores materiais para se fazer cordas de amarração. Para esse banco foi utilizado 85 GARRAFAS PET. (mais ecologicamente correto, impossível)



Cadeira Luanda

ESTRUTURA EM TUBO DE AÇO CARBONO, soldadas COM SOLDAS MIG, com pintura ANTIOXIDANTE, revestimento em JUNCO: FIBRA ALTAMENTE RESISTENTE, EXTRAÍDA DA AMAZÔNIA.


Gaveteiro pinho de Riga

Antigo gaveteiro em pinho de riga, recebeu pés de uma cadeira.
Com pintura + impressão em silk. (Eu simplesmente, amei...já quero pra mim)


Gaveteiro vintage verde

3 Gavetas provavelmente dos anos 50, que tiveram preservadas as marcas do tempo, associada a uma outra nova e colorida. Assim como um novo compartimento (em compensado) pintado em verde foi criado para receber as 4 gavetas deste pequeno buffet.


Mesa Dois irmãos

Linha vinhática, madeira de manejo florestal.
Somente os indivíduos que já completaram seu ciclo de vida e deixaram descendentes são retirados. Desta forma a floresta pode se regenerar sem perder sua biodiversidade. (Essa eu quero!!).

Para ver mais produtos Velha Bahia acesse o site: www.velhabahia.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,gostamos muito da matéria Caso seja de seu interesse venha conhecer nossa loja na Gávea ou na Barra ou visite o nosso site:
http://www.bazarfacil.com.br
Bons Negócios
Atenciosamente,
Equipe Bazarfacil.com

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!