sem acentos

Tudo sobre Bonsai


Dúvidas sobre os cuidados básicos com o bonsai, como fazer bonsai e como cultivar seu bonsai de maneira satisfatória para você e para a saúde de sua planta?

Tudo sobre Bonsai


como fazer bonsai
bonsai de laranja kinzu mini

O que é um Bonsai?


A planta, para ser considerada um Bonsai deve ser uma réplica de uma arvore da natureza, porém em tamanho pequeno. O Bonsai deve ser copia fiel das árvores em tamanho natural até com relação aos padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo dos galhos.

O cultivo de árvores em miniatura dentro de pequenos e rasos vasos, é na verdade uma bela arte e uma ótima forma de terapia para a mente, recomendada por médicos e psicólogos. O bonsai vive em média 50% a mais do que as árvores da natureza.



Bonsai como fazer

- A escolha da árvore:
As melhores árvores são aquelas que possuem folhas e galhos pequenos, além de densos e compactos (muitas folhas unidas), o que ajudará na imitação fiel do que vemos proporcionalmente na natureza.

- As mudas mais indicadas:
Ficus, Pinheiro-japonês, Mini-romã, Jabuticabeira, Azaléia, Buxinho, Primavera, laranjeira, pitangueira, acerola, roseiras do mato.

A muda deve ter tamanho entre 15 a 20 cm de atura, com tronco forte e espesso. Recuse plantas com ramificações na base, por serem mais difíceis de conduzir.

- A escolha do vaso para o Bonsai
Os vasos de bonsai devem ser rasos (isso evita que a raiz queira se desenvolver além do tamanho indicado), largos, e com furos no fundo. Até que a mini-árvore atinja o tamanho desejado, o bonsai será mudado de vaso várias vezes.

- Como escolher o substrato
Tente encontrar misturas próprias para Bonsai. Caso não encontre faça o substrato misturando em partes iguais: argila, areia e húmus de minhoca.


Passo-a-passo do plantio do Bonsai, propriamente dito:

  1. Molhe o vaso onde a planta está. Isso é importante para que a planta saia com menos traumas;
  2. Fixe um arame no fundo do vaso. Ele irá sustentar a planta no vaso. Faça assim: Prenda o tronco da arvorezinha no arame de maneira que em algumas semanas o mesmo possa ser retirado;
  3. Arrume uma camada fina de pedras de argila no fundo do vaso para drenar a água sem, no entanto, tampar os buracos.
  4. Transfira cuidadosamente a planta do vaso antigo
  5. Se as raízes estiverem muito longas corte cerca de 2/3 do comprimento das raízes com o auxílio de uma tesoura. Isso é importante, pois quanto maior a raiz, mais ela "quer" crescer.
  6. Coloque a planta no vaso para bonsai, arrumando as raízes no fundo do vaso, fixando o tronco com a ajuda do arame de sustentação preso ao buraco.
  7. Complete o vaso com o substrato de forma que a terra fique no nível da borda do vaso e o tronco da mini-árvore também ficará neste nível.
  8. Regue com um bom volume de água, mas sem encharcar


Como cultivar um Bonsai? (bonsai: Cuidados básicos que se deve ter)


Luminosidade: Na semana em que foi plantado, deixe o bonsai em local de meia sombra. Depois desse período para se desenvolver e ter boa saúde, o bonsai precisa, no mínimo, de 2 a 4 horas de sol diariamente. Evite colocar em superfícies como, metal, cimento, pedra, etc. Que acumulam temperatura, e transmitem para o vaso e a planta.

Para saber se a luminosidade está boa observe a cor das folhas: Se estiverem verdes claras é sinal de muita luz e se estiverem escuras pode ser por excesso de luz.

Rega: Regue de preferência quando a superfície do solo começar a secar, evitando deixar secar por completo, e evite também deixar o solo constantemente encharcado com regas excessivas, isso faz com que as raízes apodreçam e, em alguns casos, provocam a perda da planta. As regas devem ser feitas pela manhã ou ao anoitecer. Em dias muitos quentes pode ser preciso até 2 regas, mas isso depende de o solo estar ou não seco.

Adubos: Se for iniciante prefira usar apenas os adubos orgânicos (como cobertura com humus de minhoca a cada mês e farinha de ossos). Após um tempo pode ser utilizado adubo químico. Existem os específicos para bonsai.

Poda: Com o objetivo de manter a forma e estilo do seu bonsai, devemos realizar podas periódicas para que ele não perca o formato e a tendência do seu estilo, além de prejudicar a ventilação, iluminação e ramificação interna da copa da planta.

Forma e direção do tronco: O formato dos galhos e do tronco do bonsai pode ser modelado com arames. Coloque e deixe os arames por um ano ou mais, até que os galhos estejam no formato desejado.

Transplante: Geralmente, de dois em dois anos, a maioria das espécies necessita efetuar uma poda na raiz, troca de substrato (conforme o caso) para se manter saudável. Pois com o passar do tempo o vaso estará repleto de raízes o que dificultará a rega, retenção de nutrientes, drenagem e oxigenação das raízes, e a planta não conseguirá ter boa saúde e um bom desenvolvimento.


Dicas sobre Bonsai:

  • Eu utilizo musgos no solo de meus bonsais, eles recriam o ambiente natural das árvores e deixam o solo sempre úmido e nutrido.
  • Os bonsais podem ficar dentro de casa desde que próximo à janelas, mas leve-os para tomar sol com frequência.


Vídeos sobre Bonsai


Veja no vídeo abaixo, exemplos de plantas para fazer um bonsai, um pouco da história dessa "planta no vaso" (significado de bonsai) e como eles podem fazer bem à mente.


Veja um bonsai de jabuticabeira:


Veja o esplendoroso bonsai de azaleia:


Como transplantar um Bonsai:


Curso de bonsai (Portugal):


Leia também:
Bonsai de laranja (fotos);
Veja a categoria Paisagismo

Foto: Arquivo i9
Fontes: click mudas e experiência própria com bonsais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!