sem acentos

História do design: origem e definição

A história do design não remonta a uma data ou evento específico, mas da união de vários fatores que culminaram com o que entendemos hoje por design como mais uma forma de arte aplicada em benefício da sociedade.

Contudo, considera-se como um marco importante na história do design os trabalhos de Arts & Crafts, no ano de 1888, na Inglaterra, pelo socialista William Morris, que por sua vez, foi influenciado pelo escritor John Ruskin. William Morris desejava fazer desenhos em móveis e objetos, tedo seu ápice Revolução Industrial, a profissão que ele ajudou a criar denominou-se design.



St Pancras Renaissance Hotel[Flickr]

Podemos, então, concluir que talvez tenha sido essa a mais provável origem do design propriamente dito, durante a Revolução Industrial, no Século XIX.

"A arte como a imitação da natureza"

A arte como a imitação da natureza... Essa era a visão de Ruskin que ainda defendia a importância de se morar em ambientes altamente estéticos. E quem deu vida às ideias de Ruskin foi o arquiteto Pugin, que propunha um design baseado no sonho do retorno à beleza da natureza.

Foi no mesmo período da Revolução Industrial que surgiu a Art Nouveu, também conhecida como Modern Style ou Modernismo que, diferentemente do Arts and Crafts, o movimento francês valorizava a racionalidade da ciência e da engenharia. Era o modo de expressão da nova geração nascida e crescida nas grandes metrópoles. O Art Nouveau uniu arte e indústria resultando numa alta qualidade estética dos objetos. Esta foi a primeira vez que se viu as tendências da arte serem aplicadas a diferentes objeto

No entanto, há quem afirme que os primeiros passos do design já eram percebidos em 1664, quando o rei francês Luis XIII criou a Manufatura Real de Tapeçarias e Gibelinos e em 1684 a Real Academia de Pintura e Escultura pretendendo liderar nas artes e no comércio objetivando crescimento e poder.

Fonte: Estágio de Artista

Finalizando
Dessa forma podemos definir design quando de seu aparecimento, como uma forma de levar os conceitos da arte e da natureza à sociedade, criando objetos que lhes sejam úteis e - ao mesmo tempo - proporcione prazer. Definição de Renata Fraia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!