sem acentos

Como fazer piso de cimento queimado

O piso de cimento queimado com pó de mármore (ou sem o pó) é uma solução moderna que se originou de uma técnica antiga muito usada em casas de fazenda e sítio, quando se fazia o famoso piso vermelhão.

O piso vermelhão nada mais é que o piso cimento queimado misturado a tinta em pó na cor vermelha e/ou o resultado de muitas aplicações sucessivas de cera vermelha. Hoje em dia o vermelhão é pouco usado, mas o piso de cimento queimado está na moda. Aprenda como fazer o piso de cimento queimado, após a foto.

Como fazer piso de cimento queimado
Piso de cimento queimado (foto)

Quem não quer gastar muito com piso pode optar pelo piso de cimento queimado. Este tipo de piso pode ser usado em várias áreas como internas e externas, inclusive na casa inteira. Mas onde mais se aplica esse tipo de piso é em áreas laváveis como na área externas e em cozinhas.

Há várias técnicas de como fazer piso de cimento queimado. Vou mostrar a que considero mais simples e que fica com ótimo resultado.



Veja a receita do piso de cimento queimado com pó de mármore para 4m² com 4mm de espessura você vai precisar:

- 1 saco de 50kg de pó de mármore,
- 1 saco de 25kg de cimento branco estrutural,
- 1 litro de adesivo Bianco,
- 1 tubo de tinta em pó da cor desejada (opcional)*
- água em quantidade suficiente

Outros materiais

- filetes plásticos para servirem de junta de dilatação e, assim, evitar trincas,
- ladrilhos coloridos* ou cacos de pisos de cerâmica para formar desenhos no piso de cimento queimado (opcional).
- lixa fina
- brocha
- desempenadeira
- resina para pedra

Misture todos os produtos acima e adicione água até adquirir a consistência desejada. Lembrando que o Bianco serve para dar liga. A tinta em pó deve ser adicionada até atingir a cor desejada.

Sobre a área com contrapiso nivelado, coloque os filetes plásticos e passe Bianco com auxílio de uma brocha (para garantir a aderência da massa à base). Aplique a massa a seguir, e se desejar, coloque os ladrilhos a cada espaço pré-determinado, como na imagem acima. Alise com desempenadeira de aço.

No dia seguinte, use uma lixa fina para acabar com as irregularidades do piso. Coloque panos molhados para cobrir a superfície. Deixe-os por três dias. Retire os panos e lixe o piso. Finalize com resina própria para pedra. Projeto de Alan Chu e Cristiano Kato.

* Dicas para fazer o piso de cimento queimado:
- Coloque apenas pequenas porções de massa misturada à cor em pontos específicos, formando um piso naturalmente acinzentado, com áreas levemente coloridas, como na imagem acima com leve tom amarelado.
- Em cozinhas você pode usar ladrilhos unidos para formar um tapete.

Veja também:
Como limpar granitos e mármores
Móveis todeschini imitam cimento queimado/concreto

2 comentários:

DÉCIO disse...

O cimentado é excelente muito lindo, gostaria de saber onde comprar o po de marmore e o bianco no rio de janeiro ou melhor em niterói

decio.painel@hotmail.com

Anônimo disse...

Décio, procure em casas de material de construção!

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!