sem acentos

Mulata Cleuza desbancaTatu Bola como mascote da Copa?

Jornal especializado em Esporte aprova a ideia e convida leitores a votar para descobrir qual seria o eleito no lugar do atual tatu-bola. Ganhou a mulata Cleuza, com 32% do total de mais de 1600 votos.

A iniciativa da Ilustranet, primeiro estúdio virtual de ilustração, de brincar com a Copa do Mundo criando “Mascotes Alternativos”, deu no que falar. Durante duas semanas os internautas podiam votar, entre seis opções, em seu Mascote Alternativo favorito.
Mulata Cleuza
Mulata Cleuza



O site do estúdio computou mais de 1600 votos. Disparada, com 516 votos, ou 32% do total, ganhou a mulata Cleuza, seguida com distância pelos Joãozinho Teço-Teco (21%); Cartolão (19%) e Zé Tarugo (17%).

“A maioria dos internautas entendeu a nossa proposta, o espírito de paródia das criações e participaram com bom humor da votação. Também levaram em conta o convite à reflexão sobre a imagem de nosso país para nós e para os estrangeiros. Com a vitória disparada da mulata Cleuza dá para perceber que muitos já estão cansados da imagem do Brasil ligada a alegria do carnaval, mulheres e sensualidade.”, comenta Rubens Lima, coordenador do estúdio virtual.

O que a Ilustranet não esperava é que o mais importante jornal de Esportes da atualidade o Lance, fosse embarcar na idéia e propor uma votação em seu site. E os resultados foram diferentes dos computados no portal. Os aficcionados por futebol deveriam responder se preferiam o Tatu-Bola ainda sem nome como Mascote (37% dos votos); ou se preferiam votar em um dos Mascotes Alternativos. A maioria que optou pela segunda proposta elegeu o Cartolão (16%) seguida pelo Zé Tarugo (14%).

Eleição no jornal Lance
Claro que, em nenhum momento, a eleição do Mascote Alternativo tinha como objetivo substituir o Tatu Bola. Principalmente porque os profissionais da Ilustranet consideram o mascote oficial um personagem de qualidade, simpático e muito eficiente comercialmente.

Apesar disso, o site Lancenet (do jornal Lance) resolveu arriscar e propor uma votação também, por sua conta. O resultado mostrou que 63% dos internautas colocariam alguma das paródias da Ilustranet no lugar do mascote oficial.

“Para nós isso reflete, que existem pessoas que ainda querem discutir alguns problemas do Brasil e de nossa imagem no exterior. No resultado do Lance, apesar do vitorioso ser diferente do que tivemos no nosso site —o Cartolão, dirigente corrupto, com 16% dos votos— os dois últimos lugares se repetiram. 
Ficaram com os mascotes de tom crítico mais leve: o Ubiratã e o Jeca (com apenas 4% e 6% de votos respectivamente, bem abaixo dos outros mais contundentes). Sinal que existe lugar para a crítica e a paródia politicamente incorreta também na área de ilustração e do esporte”, finaliza.

Fonte e Foto: Divulgação/Ilustranet

Renata Fraia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!