sem acentos

Bicicletas de madeira laminada

A necessidade de desenvolver profissionais de design locais e atender ao crescente mercado de bicicletas na Colômbia levou a Faculdade de Desenho Industrial da Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín a criar um projeto inusitado no qual a madeira laminada AraucoPly, com tecnologia da Arauco, foi a matéria-prima principal. Até novembro, haviam sido fabricados pelos estudantes 25 modelos de bicicleta.
Bicicleta de madeira
bicicleta de madeira laminada

Segundo o coordenador do curso, Prof. Andrés Valencia Escobar, existe uma tendência global que aponta a madeira como material para a fabricação dos quadros e outras partes da bicicleta.

Foram utilizadas placas laminadas fornecidas pela empresa Fernández y Cia representante da Arauco na Colômbia, e a produtora HA bicicletas com sua marca GW, forneceu todos os componentes mecânicos.



As bicicletas de madeira apresentam atributos como leveza, resistência e maleabilidade para a concepção dos projetos, além de serem ambientalmente corretas. Em alguns projetos, as placas foram combinadas com partes de madeira maciça e bambu.

Para conferir os atributos desejados à placa de madeira laminada, a Arauco, líder mundial na fabricação de produtos florestais sustentáveis, empregou tecnologia de ponta desde o cultivo da madeira em florestas plantadas até o desenvolvimento do modelo AraucoPly.

O produto é destinado aos mercados de móveis e estruturas em madeira. Seu principal diferencial tecnológico é a alta resistência mecânica e grande estabilidade obtidas pelo processo de fabricação que alterna a posição das chapas perpendicularmente ao sentido da fibra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!