sem acentos

Museu de Arte do Rio (MAR)

O Museu de Arte do Rio (MAR), está sendo inaugurado hoje, 1 de março. O museu, que reúne mais de 400 registros de paisagens da cidade, é um presente para o Rio de Janeiro, que completa 448 anos.

De um lado as linhas neoclássicas de uma construção dos anos 40. De outro, o Palácio Dom João VI, de 1916 e tombado pelo Patrimônio Histórico. Dois prédios bem diferentes, porém unidos pela arte.
Museu de Arte do Rio (MAR)
Museu de Arte do Rio (MAR)



O palácio abriga quatro andares repletos de obras. Um deles, o terceiro, é dedicado a um Rio de uma época que já se foi. Quadros importantes também mostram o interior do estado, como a tela "Praia de Cabo Frio", de 1947, um valioso trabalho de José Pancetti, com seus traços característicos. Enquanto de perto as pinceladas parecem borrões, de longe a paisagem se revela.

Além do acervo permanente, que tem mais de 3 mil peças, o Museu de Arte do Rio receberá também diversas coleções, como a do marchand e colecionador de arte Jean Boghic. O apartamento dele, em Copacabana, cheio de obras, pegou fogo em agosto do ano passado.

Entre as preciosidades do MAR está a escultura que retrata o São José de Botas, do século 18, feita pelas mãos de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Esta é a primeira imagem esculpida pelo artista que ficará definitivamente na cidade.

"Acho que é um grande panorama da arte brasileira e da arte internacional nos quatro andares, com as quatro exposições. São muito tocantes e emocionam, porque dizem respeito à nossa própria alma.E há uma exposição especial sobre o Rio de Janeiro, sobre a paisagem carioca em constante transformação", diz Hugo Barreto, diretor da Fundação Roberto Marinho.

Do terraço do museu percebe-se como a vida cultural do Centro está mesmo mudando. No cais do porto, mais um grande complexo: o Museu do Amanhã. Por enquanto, é a vez das máquinas e dos operários, mas, no ano que vem, estará de pé um prédio moderno, com arquitetura ousada e que vai abrigar um espaço para as ciências.

"Que os cariocas do futuro tenham, na sua formação e na sua educação, arte e ciências. E que também a cidade se posicione no cenário internacional com qualidade, mostrando uma imagem de inovação, mas também de revitalização e de reconquista para os próprios cariocas numa área que estava abandonada, infelizmente, durante muitos anos", explica Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

O Museu de Arte do Rio é uma realização da Prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho.

fonte/créditos: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!