sem acentos

Móveis com pés palito

Um verdadeiro charme na decoração dos móveis dos anos 50, os móveis com pés palito voltam com toda força no mobiliário decorativo.

Era década de 50, o consumismo dava os seus primeiros passos rumo a generalização nos EUA. Na mesma época, deu-se também a origem de uma nova forma aos moveis: os conhecidos "móveis com pés palito". Houve uma separação entre o corpo (ou gabinete) do aparador e a sua base estrutural, além de surgirem pés mais finos e alongados e em formato de cone.
Móveis com pés palito
Móveis com pés palito

A forma reta predominou junto com a mistura de materiais tradicionais e novos, até mesmo com as chapas melamínicas.



Os cantos abaulados de algumas linhas, as cores suaves da fórmica e os pés ficando mais finos em direção ao chão, davam ao comprador a impressão de estar levando o futuro para casa. Era exatamente esta a intenção, pois o consumidor esperançoso é sempre mais generoso.

Os famosos "pés de palito" surgiram como reflexo da nova era pós II Guerra, mas sem explicação conceitual, apenas uma nova forma de Design. O modo formal "pés de palito" se transformou num conceito. Os "pés de palito" mudaram e se transformaram em apoios variados. Eram móveis feitos em madeira de lei, robustos e resistentes.

O charme dos "pés de palito" continua o mesmo dos anos 50 e eles voltaram com toda força para o mobiliário decorativo. Em busca de inspiração nas décadas mais charmosas do design, a Bem Dito Canto trabalha com várias peças, tanto originais quanto réplicas, além de releituras dos dois precursores dos chamados "móveis pés de palito" (o marceneiro Joaquim Tenreiro e o arquiteto Giuseppe Scapinelli).

"Esse mobiliário já foi moda nos anos 50/60 e voltaram com tudo como tendência da decoração atual, trazendo uma atmosfera retrô, nostálgica, leve e alegre, incorporando-se aos estilos mais clássicos ou modernos com toda sua beleza", comenta Andressa Bonn - restauradora e Artista Plástica.

Os móveis estão disponíveis para venda através do site www.bemditocanto.com.br ou diretamente no showroom em Curitiba. Para agendar visita ao showroom é preciso ligar para (41) 3308-7354 / (41) 8479-0989. A Bem Dito Canto possui diversas peças com "pés palito", algumas ainda sendo restauradas e outras já repaginadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!