sem acentos

Design de ambientes, um novo conceito

Difundido no cenário internacional o Environmental Graphic Design ganha força também no Brasil



Um novo conceito que une design, arquitetura e comunicação está mudando a forma de se pensar ambientes de varejo, de serviços e corporativos. Muito mais do que simplesmente reformular um ambiente de uma escola, universidade, hospital ou comércio, entre outros, trata-se da criação e transformação do espaço colocando nesse ambiente conceitos e valores da própria empresa ou organização.


Mais conhecido no cenário internacional, o Environmental Graphic Design é um conceito que ganha força no Brasil e a empresa pioneira nesse trabalho é a SCENO Environmental Graphic Design, com sede em Porto Alegre e atuação nacional.

- Environmental Graphic Design é um termo pouco conhecido no nosso mercado. Poucos sabem os limites de atuação e o que as pessoas querem saber é, afinal, o que é isso? Na verdade esse fato é ótimo, porque traz um componente de novidade e define o nosso posicionamento - explica o diretor de planejamento e gestão de clientes da SCENO, Roberto Bastos.

Os trabalhos utilizam, entre outras aplicações, a sinalética, que significa a sinalização, porém com identidade da marca. Somado a isso, os projetos ganham a integração da arquitetura, paisagismo e comunicação já que existe a necessidade de se colocar informação nos ambientes.

- Há uma convergência do design gráfico da arquitetura e da comunicação no sentido de criar um ambiente totalmente transformador. Somos, com convicção, pioneiros no Brasil como empresa de design que oferece esse tipo de serviço - completa Roberto.

Não há um termo em português que explique claramente o significado de Environmental Graphic Design, assim como o próprio termo design. O posicionamento da SCENO em cima de Environmental Graphic Design surgiu das características e experiências dos três profissionais com vivência de mais de vinte anos de mercado com desenvolvimento de projetos pautados por diferentes áreas.

- Reunimos um conjunto de projetos relevantes que nos capacitam e habilitam como especialistas nesse assunto. Nós identificamos no mercado brasileiro que poucas empresas tem essa especialização no seu portfólio de serviços - explica o diretor comercial da SCENO, Fernando Franco.

- Após o planejamento do trabalho e da definição de uma proposta que conduza o projeto, é através da arquitetura que temos condições de tangibilizar o conceito de environmental graphic nos espaços. Dentro da nossa metodologia de trabalho, as etapas sistemáticas do planejamento arquitetônico
conduzem o desenvolvimento do projeto, garantindo que ele tenha início, meio e fim. Dessa maneira temos a segurança de que a cada etapa avançada conseguimos nos aprofundar de maneira coerente e consistente na solução - explica diretor de projetos da SCENO, Gabriel Gallina.

O escritório conta com três nomes de peso: Fernando Franco, Roberto Bastos, Gabriel Gallina. Em apenas dois anos de atuação a SCENO Environmental Graphic Design realizou projetos para empresas como Petrobras, Boston Medical Group, Walmart, Hopi Hari, Lojas Quero Quero, Rede Agafarma, Colégio Anchieta, Unisinos, Ecofrotas, Goldsztein Cyrela, Goldsztein Patrimonial (Shopping Paseo), Oak´s, Grupo Itambé (FK), Hospital Moinhos de Vento, Grupo Pão de Açucar e Shopping Total, entre outros.

Gabriel Gallina

Sócio-diretor da SCENO Environmental Graphic Design
Arquiteto com pós graduação em design gráfico e marketing, atua desde 1998 nas áreas de arquitetura, sinalética e merchandising. Foi sócio-diretor do Studio Paralelo por 3 anos, onde ganhou destaque através de prêmios e publicações nacionais e internacionais. De 2005 a 2008 foi coordenador de Projetos de Sinalização do GAD' Branding & Design.

Fernando Franco

Sócio-Diretor da SCENO Environmental Graphic Design
Administrador de empresas, pós-graduado em marketing e especialização em gestão empresarial. Experiência de mais de 20 anos no mercado de design e comunicação, atuando nas áreas de negócios e gestão de clientes.
Com passagem pela McCann Erickson, também foi Diretor de Atendimento e Comercial do GAD Branding & Design em São Paulo, empresa onde atuou durante 15 anos. Neste período foi responsável pela gestão do atendimento de projetos de environmental graphic design, branding e comunicação para empresas de diversos segmentos.
Atualmente é Diretor de Mercado da ApDesign / RS.

Roberto Bastos

Sócio-diretor da SCENO Environmental Graphic Design
Designer gráfico, formado na Universidade Federal de Santa Maria/RS, com experiência de mais de 20 anos de atuação no mercado de design e comunicação, atuando em projetos de environmental graphic design e branding.
Foi Diretor do GAD´Branding e Design, onde trabalhou por mais de 14 anos. Coordenou projetos de sinalização e comuicação visual para ambientes e foi reponsável pela gestão e desenvolvimento de projetos de estratégia e identidade de marcas para empresas de diversos segmentos.
Foi vice-presidente da Apdesign na gestão 2005-06.
É professor da ESPM em cursos de graduação e avançados de Design, Branding e Trade Marketing.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

SCENO Environmental Graphic Design 

Especialistas em arquitetura, sinalética, comunicação visual e identidade para ambientes corporativos, de varejo e de serviços. Nosso objetivo é construir identidade para as organizações, através de projetos que contribuam para a experiência, acessibilidade e bem estar das pessoas em qualquer espaço. Trabalhamos a partir da orientação estratégica das marcas, adotando o Environmental Graphic Design para valorizar a cultura, a estética, a funcionalidade e a melhor relação do homem com os ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! O i9ArtDesign adora saber a opinião de seus leitores

Related Posts with Thumbnails

Veja também

Não encontrou? Pesquise...

sem acentos

Envie este post ao Dihitt

Buscando inpiração? INOVE no i9ArtDesign!